24 maio 2015

Dicas para manter o foco na era da distração



Facebook, twitter, e-mail… Como fazer pra manter o foco em meio a tantas distrações? Acompanhe:

Josefina: Certo, agora vou escrever um artigo sobre.. Hmm… Pombos! OK, vamos lá… Espera, antes deixa eu ver se tem alguma notificação no face. Será que eu só recebo essas solicitações de jogos!!?? Espera, a Agripina e mais 3 pessoas curtiram minha foto de capa do Frozen, hehe! Ah, isso me lembrou aquele e-mail que eu enviei pra galera, vou ver rapidinho se alguém me respondeu. Hmmm. Não ninguém ainda, mas vejam só, tenho 7 novos seguidores no twitter e o @Sigotodosdevolta me mandou uma mensagem direta. Deixa eu abrir o twitter…. Saca só esse teste, "descubra sua idade mental", vou fazer… Como assim 8 anos???!!!!. Affs, tudo besteira... O que mesmo eu ia fazer? Ah, AGORA OS POMBOS!! Vou fazer uma pesquisa básica no Google pra, sabe como é… Olha, 8 notificações no G+ será que tem alguém on-line pra fazer um hangout? Rapidinho?? […]

Um dos maiores desafios do ser humano atualmente é, sem dúvida, manter o foco. Se você não se identificou em nenhum momento com a Josefina, meus parabéns, você nem precisa ler o resto do post, mas se sim (e eu tenho certeza que sim), vamos juntos ver o que podemos fazer !! Você liga o computador pra trabalhar/estudar, mas um milhão de possibilidade rápidas surgem e você quer aproveitar todas elas, resultado: você vai desligar o computador e não terá feito exatamente nada. Isso é normal pois os nosso corpo adora a satisfação momentânea que uma distração como “twittar” pode oferecer. E é rapidinho não é?

Não é!

O nosso tempo é valioso demais, se somarmos quanto tempo pequenas distrações virtuais nos tomam ficaríamos boquiabertos!! Vamos acabar com essa bagunça!! Let’s go!!

1ºdica: Saiba aonde quer chegar

O que você está fazendo, porque e pra quê? Quais seus objetivos? Você está no caminho certo?

2º dica: Defina o que é essencial

E elimine todo resto. Organize suas tarefas por prioridade. O que é mais importante? Faça primeiro!

3ºdica: Mais realização e menos trabalho

Esse é o ponto X. Existem pessoas que fazem de tudo um pouco, mas não fazem nem uma das coisas bem feitas. Conheci uma garota certa vez que era exatamente assim, além do curso de inglês pela manhã e de estudar à tarde, fazia dança, natação, cantava numa banda, e se envolvia em todas as atividades extra-curriculares que apareciam. Ela desistiu do curso pois suas notas estavam muito baixas e não havia mais nenhuma chance de recuperar. Nós somos seres humanos, somos limitados à fazer uma coisa de cada vez. Então é hora de checar em quantas atividades você está envolvido e voltar à segunda dica, não tenha medo de abrir mão do que você não está dando conta. Diminua a quantidade de tarefas e aumente a qualidade do seu desempenho. Tenha consciência.

4ºdica: Faça listas

Uma boa ideia, depois que você já definiu o que é importante e eliminou tarefas desnecessárias, é escrever listas de forma que você possa visualizar e fazer uma coisa de cada vez. Faça uma lista pra tudo, desde tarefas domésticas à projetos. Nem sempre você conseguirá ou se empenhará em fazer tudo que pontuou, mas fará algumas coisas e isso já é um resultado positivo.


5ºdica: Limite as distrações

Nada de abrir o Face ou o twitter rapidinho. Preste atenção, defina um horário para fazer a manutenção das suas redes sociais e seja fiel à ele. Se você não fizer isso agora não fará nunca, pode ser difícil no começo, mas ao semear bons hábitos você estará moldando seu caráter.

Chega de fazer 1 milhão de coisas e notar que, ao final, não fez nada. Chega de se sobrecarregar com coisas inúteis, É HORA DE FOCAR NO QUE REALMENTE IMPORTA!

Ao final de tudo, o que resta é a maravilhosa sensação de dever cumprido *-*

Eu desejo a você muito sucesso no seu trabalho e lembre-se que com determinação você pode alcançar os seus objetivos. Qualquer coisa pode contar com esta pessoa que vos escreve. ;)


10 comentários:

  1. Gostei. com certeza essas dicas vão mim ajudar.

    ResponderExcluir
  2. Legal, muito bom, obrigado Ananda!
    Foco!

    ResponderExcluir
  3. Estava precisando dessas dicas! obrigado ;)

    ResponderExcluir
  4. Estava precisando de lê um artigo desse,Pq estou sem foco pra estudar pra concursos,estou desanimada.E é tudo que eu mais quero é passar em um concurso.
    Tava até com foco antes,depois perdi a motivação.

    ResponderExcluir
  5. Estava precisando de lê um artigo desse,Pq estou sem foco pra estudar pra concursos,estou desanimada.E é tudo que eu mais quero é passar em um concurso.
    Tava até com foco antes,depois perdi a motivação.

    ResponderExcluir

As opiniões expressas nos comentários não refletem a opinião da autora deste blog e são de exclusiva responsabilidade de quem os escreveu.

Se quiser fazer contato de outra forma vá na página contato.